Psicoterapia TCC


Entre em contato via Whatsapp

Em minha abordagem de trabalho eu agrego três abordagens que se complementam:

- TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL, 

- TERAPIA SISTÊMICA 

 - PSICOLOGIA POSITIVA

A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC tem por objetivo produzir mudanças nos pensamentos, nos sistemas de significados, nas relações emocionais e comportamentais de forma duradoura e que proporcione autonomia ao paciente, alcançando assim o alívio ou a remissão total dos sintomas (Beck, 1993).

A TCC uma grande aliada para aprender a regular as emoções sendo muito eficaz nos tratamentos de ansiedade e depressão, por exemplo, mas também ajuda muito no autoconhecimento.

As sessões são estruturadas, planejadas e focadas em objetivos e metas. Durante o processo terapêutico os pacientes se beneficiam com tarefas práticas, orientadas pelo psicólogo, para colocar em prática no seu dia a dia e dentro da sua rotina o que foi trabalhado na sessão.

A Terapia Sistêmica valoriza a inter-relação, sendo cada indivíduo corresponsável pela construção, manutenção e pela transformação dos padrões de relacionamento construídos no convívio diário nos mais diversos contextos sociais como família, casamento, vida profissional, vida acadêmica e redes sociais, por exemplo.

A Psicologia Positiva, trabalha com as potencialidades, a parte saudável do indivíduo, resgatando suas forças e virtudes e desenvolvendo os mecanismos que levam à felicidade e satisfação pessoal. Foca as emoções positivas como gratidão, otimismo e esperança e promove a qualidade de vida. Uma das ideias principais desta abordagem é a resiliência, que é o poder humano de se manter firme diante das dificuldades, adaptando-se a elas.